Dossiê aponta que intervenções do governo Bolsonaro nas universidades têm raízes no autoritarismo e militarismo oficiais

Notícias

“O exame do intenso processo de intervenção nas instituições federais de ensino deve ser realizado a partir do resgate dos resquícios do entulho autoritário da ditadura empresarial-civil-militar (1964-1985), que ainda hoje são presentes nas instituições públicas de ensino superior”.

A estreita relação entre as ações contra a autonomia e a democracia das universidades públicas, promovidas pela gestão atual do Governo Federal, e a história de autoritarismos oficiais do Brasil, especialmente consolidada durante a ditadura iniciada em 1964, é uma das conclusões do dossiê “Militarização do governo Bolsonaro e a intervenção nas Instituições Federais de Ensino”, elaborado pelo ANDES-SN e lançado no início deste mês.

De acordo com o documento, oito dos 22 ministérios são controlados diretamente por militares, que participam também do comando de áreas estratégicas do serviço público federal e de empresas estatais.

Além do mapeamento da presença de militares na composição do Governo Federal, o dossiê apresenta também uma análise da militarização das escolas públicas e da intervenção do governo federal na escolha de dirigentes das universidades públicas.

Conforme apontado em um trecho do estudo, “a devastação autoritária está sendo conduzida pelo Governo Bolsonaro por ações de silenciamento das vozes consideradas dissonantes e pela indicação dos representantes do projeto ultraconservador de educação nas instâncias político-pedagógicas das instituições públicas de ensino, lócus de produção do conhecimento crítico e criativo”.

Outra contribuição do dossiê é o apontamento sobre um conjunto de desafios para a resistência ao cenário em curso. “Evidenciamos as tarefas políticas de denúncia e enfrentamento coletivo que estão colocadas para todos os trabalhadores e as trabalhadoras nestes tempos de ofensiva ultraconservadora do capital, conduzida pelo bolsonarismo, em um país, como o Brasil, marcado por sua inserção capitalista dependente na economia mundial”, conforme mencionado em outra passagem.

Clique aqui e acesse a íntegra do Dossiê “Militarização do Governo Bolsonaro e intervenção nas Instituições Federais de Ensino”.

 

 

Veja também