Aracaju recebe cineasta Neville D’Almeida

Esta semana, a convite da ADUFS, do CEAI-UFS e do Cine Vitória, o cineasta Neville D’Almeida estará em Aracaju para um conjunto de atividades abertas ao público em geral, que deve utilizar máscaras e respeitar o distanciamento físico.
Dois filmes dirigidos por Neville serão exibidos no Cine Vitória. O primeiro será “Os sete gatinhos”, na quinta-feira, 09/12, a partir das 19h. O segundo será “Jardins de guerra”, no sábado, 11/12, às 17h.
Após a exibição dos filmes, haverá diálogos com Neville, que falará sobre cinema, censura, ditadura e resistência.
Sobre Neville D’Almeida
Nascido em Belo Horizonte (1941), Neville é cineasta, roteirista, escritor, ator, fotógrafo e artista multimídia brasileiro, ligado à arte contemporânea, instalações, objetos e performance artísticas.
Após um início de carreira conturbado, com filmes interditados pela Censura Federal do período de ditadura militar e jamais exibidos comercialmente, Neville atingiu o sucesso com o lançamento de “A Dama do Lotação”, filme que, em sua época, foi campeão de bilheteria do cinema brasileiro.
Desde então, Neville lançou mais uma série de filmes e vem trabalhando no campo das artes plásticas e formatos experimentais de audiovisual. Com liberdade e ousadia, tornou-se um dos mais polêmicos cineastas brasileiros. D'Almeida foi presidente da Associação Brasileira de Cineastas, entre 1990 e 1992, e é, sem dúvida, figura de grande importância para o cinema nacional.