Docentes reivindicam reformulação do Calendário Acadêmico 2022/2

Notícias

Na manhã desta quarta-feira (29), as e os docentes da UFS participaram de Assembleia da categoria para discutir o controverso Calendário Acadêmico 2022/2 dos Campi São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Aracaju. Pela primeira vez, no contexto do ensino presencial, o calendário não permite que a carga horária das disciplinas seja cumprida nos dias úteis, de segunda a sexta.

A “solução” para o problema aparece no documento com a sugestão de sábados letivos para diversas disciplinas cujos horários envolvam dias de feriados e pontos facultativos. Em vez de equacionar a questão, o calendário propõe uma agenda impraticável em diversos aspectos e, por não ter sido discutido com a comunidade acadêmica, desconsidera as reais condições de a Universidade operacionalizá-lo.  

A falta de planejamento institucional ignora fatores como o deslocamento de discentes que dependem de transporte intermunicipal, a inviabilidade de acompanhar aulas sabatinas para estudantes trabalhadores/as, a garantia de funcionamento pleno das Didáticas e do Restaurante Universitário, o choque de horário das reposições e etc.   

Ou seja, o instrumento que deveria facilitar a interação entre docentes e estudantes, limita-se a uma lógica excludente e que tende a ferir direitos trabalhistas daquelas/es que lecionam e do conjunto de servidores da UFS.

Por essa razão, a categoria aprovou o envio de documento que solicita à Reitoria a rediscussão do calendário pelo CONEPE, visando sua reformulação para garantir que as reposições ocorram de segunda a sexta.

Eleições do ANDES-SN

Durante a Assembleia, também foi discutido o processo eleitoral do ANDES-SN. Além da constituição de comissão eleitoral local, foi aprovado o afastamento da atual vice-presidenta da Adufs Bartira Telles no período das eleições. A professora será substituída pela docente Ana Campos, 1ª suplente da diretoria da Adufs.

Veja também