VAI TER GREVE?

Notícias

Agora é oficial. A Assembleia Geral Extraordinária da categoria docente da UFS já tem data, horário e local, já que a razão está mais que conhecida por toda comunidade acadêmica. Nesta quarta-feira, 8 de maio, a categoria docente define se adere ou não à greve nacional da Educação Federal. A primeira convocação está prevista para às 9h no auditório do CCET, Campus São Cristóvão.

A mudança dde local do auditório da ADUFS para o CCET se deu em virtude da busca por um espaço que caiba mais docentes, além da comunidade acadêmica como um todo, partindo de uma demanda trazida pela própria base. Desde a última sexta-feira(3), a Diretoria da ADUFS vinha buscando espaços alternativos com maior capacidade, mas infelizmente os auditórios de maior capacidade já estavam devidamente ocupados. 

A categoria docente já aprovou indicativo de greve na última assembleia da categoria, em 20 de março. Cabe agora à categoria docente referendar ou não este indicativo. As trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos da instituição já se encontram de braços cruzados desde 14 de março. Já as servidoras e servidores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) se encontram paralisados desde 8 de abril.

Em âmbito nacional, a greve nacional do ANDES-SN segue desde o dia 15 de abril, com 40 universidades e institutos federais paralisados, além das categorias que estão em fase de definição. Leia mais sobre o quadro nacional completo aqui.

CAMPANHA SALARIAL

A campanha salarial das categorias do Serviço Público Federal segue a passos lentos na Mesa nacional de Negociação Permanente. A proposta apresentada ao Governo Federal reivindica 7% de reajuste linear nos anos de 2024, 2025 e 2026. Neste momento, o Executivo Federal trabalha com a proposta de 0% em 2024, 9% em 2025 e 3.5% em 2026, além do reajuste dos benefícios em saúde, alimentação e creche. A nona rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente está prevista para o mês de maio.  

Para ler a Convocação da Assembleia Geral Extraordinária na íntegra, clique aqui.  

Matéria editada em 2 de maio para mudança de local

Veja também