15 DE OUTUBRO

Notícias

 

O dia 15 de outubro é um dia especial para a categoria docente da UFS. A data viria a se tornar oficial através da deputada catarinense Antonieta de Barros. Foi de autoria da primeira parlamentar negra do Brasil a Lei de nº 145, promulgada em Santa Catarina em 12 de outubro de 1948. A data fora oficializada em escala nacional somente 20 anos depois, com o Decreto nº 52.682 do presidente João Goulart em 1963.

E o que nós, docentes da UFS, podemos refletir nesta comemoração? Seguimos com uma defasagem salarial no decorrer de uma década corroída pela inflação, nossa carreira é alvo de sucessivos ataques, somos o alvo predileto dos projetos e ações da extrema direita em Sergipe e no Brasil. A nossa liberdade de cátedra é colocada em xeque ao sabor de ondas conservadoras e projetos como o “Escola Sem Partido” sempre vêm a baila. O quadro de assédio sexual, moral e institucional é preocupante e interfere diretamente em nossa saúde mental.

 Comemorar a nossa existência e nosso ofício é, sim, um ato de resistência. Resistimos porque estamos vivos, porque a Educação pública, gratuita e de qualidade resiste ao ponto em que avançamos junto a estudantes e categoria técnico-administrativa. No ano em que rememoramos os 45 anos da ADUFS, forjada na brisa da luta contra a ditadura empresarial-militar e pela redemocratização do país, teimamos em pisar forte no chão da única universidade pública de nosso estado.

Sigamos fortalecendo nossos espaços de auto-organização, nossos postos colegiados e o direito de escolher nossos gestores e gestoras. Neste dia 15 de outubro, não deixem de votar na eleição para Reitoria e Vice da UFS, que acontece de forma remota através do sistema SIGEleição. Apesar de todas as críticas ao formato e aos limites deste pleito, como a ausência de paridade entre setores, a exclusão de aposentados e aposentadas e calendário curtíssimo de campanha, não podemos nos furtar desta disputa.

Convidamos a todas, todos e todes para mais uma edição do “CAFÉ COM LUTAS!” que acontece nesta terça-feira à 18h30 na sede da ADUFS, com a participação do samba Consciência Raiz.

 

Sigamos celebrando para resistir, sigamos festejando para existir.

“Educar é ensinar os outros a viver; é iluminar caminhos alheios; é amparar debilitados, transformando-os em fortes; é mostrar as veredas, apontar as escaladas, possibilitando avançar, sem muletas e sem tropeços; é transportar às almas que o Senhor nos confiar, à força insuperável da Fé.” Antonieta de Barros.

Veja também