ÚLTIMA ASSEMBLEIA DE 2024

Notícias

A última assembleia de 2024 aconteceu sem maiores percalços.  Reunidos nesta sexta-feira (20) no auditório Luis Alberto Santos, o auditório da ADUFS, a categoria docente homologou a chapa eleita para a Diretoria Executiva e Conselho de Representantes do sindicato. A eleição ocorreu em 11 e 12 de dezembro passados em todos os campi. A secretária Milena Barroso, juntamente com a presidenta Josefa Lisboa, apresentaram um breve balanço da gestão “Lutar Quando a Regra É Ceder”, oficialmente encerrada nesta sexta.

BREVE BALANÇO DA GESTÃO QUE SE VAI

Os números gritam por si só. Foram 26 eventos no auditório da ADUFS, 24 atos gerais de rua, a reativação dos Grupos de Trabalho e criação do GT UFS, ao mínimo 6 “Café Com Lutas”, além de uma série de ações e participação de 8 mesas sobre o combate ao assédio na UFS.  Foram ressaltadas a condução da Greve da categoria entre 13 de maio e 9 de julho, cujos resultados do acordo estão em plena cobrança por parte do ANDES-SN e demais sindicatos nacionais.

Além do exposto, foi organizada a campanha “VEM PRA ADUFS” no final de 2023 e início de 2024, que resultou na filiação de 63 novas e novos colegas de todos os campi. Foi criada a sala de convivência do Campus Itabaiana, que conta com mais de 100 docentes filiados na base. E como o que espanta a miséria é festa, foram organizados dois grandes eventos: a festa junina em 2023 e a Festa de 45 anos da ADUFS, em 14 de dezembro.

Milena também ressaltou a participação as entidades na eleição para Diretoria do ANDES-SN, e na Consulta Públicas das Entidades para Reitoria e Vice da UFS, ocorrida em 28 e 29 de agosto em todos os campi. “Essas eleições foram fundamentais para o reforço democrático na categoria e na universidade que queremos. A Consulta independente foi crucial para garantirmos uma escolha real dos rumos desta universidade.” Frisou.

Já a professora Josefa ressaltou a necessidade de estabelecer laços de solidariedade e unidade com os demais setores da universidade, como estudantes, técnico-administrativos e comunidade externa. “Os estudantes foram fundamentais no ano de 2024. Sem o movimento estudantil e sem a categoria técnico-administrativa não conseguiríamos derrubar o golpe na Reitoria imposto desde 2020, além de todas as articulações e ações em defesa da universidade pública. É necessário manter e fortalecer esta parceria nas próximas gestões”.

O QUE ESTÁ POR VIR

O nome da nova gestão da ADUFS é “Autonomia e Luta”. O grupo que conduzirá a Diretoria do sindicato para o biênio 2024-2026 representa uma renovação de 100% dos nomes em relação à gestão anterior, uma reoxigenação total para as demandas e lutas da categoria docente.

Devidamente homologado e empossado pela assembleia, caberá à gestão eleita a condução política, administrativa e financeira da instituição. Com a palavra, o professor Romero Venancio, novo presidente da ADUFS, ressaltou a necessidade de fortalecer o diálogo e os espaços democráticos na UFS.

“A UFS até 2024 passou por gestões que se encastelaram em seus espaços de poder. Temos a partir do ano que vem a possibilidade de romper definitivamente com essa cultura autoritária, com pouco diálogo entre os setores. Esta gestão se compromete com essa frente”, frisou.

Acompanhe abaixo os nomes que compõem a nova Diretoria e Conselho de Representantes.

AUTONOMIA E LUTA

  • Presidente – ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA (DFL/CECH)
  • Vice-Presidente – LUIZ GUSTAVO PEREIRA DE SOUZA CORREIA (DCS/CECH)
  • Secretário Geral – SAMUEL DA CRUZ CANEVARI (DMA/CCET)
  • Diretora Administrativa e Financeira – MARIA DE LARA PALMEIRA DE MACEDO ARGUELHO (DQI/CCET)
  • Diretora Acadêmico e Cultural – JANAINA RODRIGUES GERALDINI (DESL/LAG)
  • 1º. Suplente Diretoria – VERUSCHKA VIEIRA FRANCA (DEPRO/CCET)
  • 2º. Suplente Diretoria – JEAN PAUL D'ANTONY COSTA SILVA (DLI/ITA)
  • 3º. Suplente Diretoria – EDISIO OLIVEIRA DE AZEVEDO (DMV/CCAA)

 

CONSELHO DE REPRESENTANTES

 

CAMPUS/CENTRO/

CATEGORIA

MEMBRO TITULAR

MEMBRO SUPLENTE

PARECER DA COMISSÃO

Nome

Unidade

Nome

Unidade

CCET

Lucas Rezende Valeriano

DMA

Marcelo Fernandes de Almeida

DMA

INDEFERIDA

CECH

Tereza Simone Santos de Carvalho

DELI

José Hunaldo Lima

DGE

DEFERIDA

CCSA

Geraldo Adriano Godoy de Campos

DRI

Vera Núbia Santos

DSS

DEFERIDA

APOSENTADOS(AS)

Marcos Antônio da Silva Pedroso

CODAP

Marleide Maria Santos Sérgio

DGEI

DEFERIDA

TITULAR

Núbia Dias dos Santos

DGE

César Ricardo Siqueira Bolano

DEE

DEFERIDA

ASSOCIADO

Christiane Senhorinha Soares Campos

DEE

Shirley Silveira Andrade

DDI

DEFERIDA

GLÓRIA

Jane Delane Reis Pimentel Souza

DEAGROS

Paula Regina Barros de Lima

DMVS

DEFERIDA

LAGARTO

Roberto dos Santos Lacerda

DESL

Rosiane Dantas Pacheco

DESL

DEFERIDA

ITABAIANA

Willdson Robson Silva Do Nascimento

DFCI

Daniel Almeida da Silva

DGEI

DEFERIDA

 

DELEGAÇÃO PARA CONGRESSO DO ANDES-SN

Já em outra convocação de assembleia, ocorrida antes do ato de posse, as professoras e professores definiram a delegação da ADUFS para o 43º Congresso do ANDES-SN, que acontece entre os dias 27 e 31 de janeiro em Vitória-ES.

Após uma breve discussão acerca dos nomes e método de escolha, foram aprovados os nomes de 13 colegas como delegados (as) e suplentes para o Congresso. Segue abaixo os nomes escolhidos pela delegação.

Delegados (as)

1. Romero Júnior Venâncio Silva

2. Maria de Lara Palmeira Macedo Arguelho

3. Edisio Oliveira de Azevedo

4. Luiz Gustavo Pereira de Souza Correia

5. Bartira Telles Pereira Santos

6. Pedro Leite de Santana

7. Airton Paula Souza

8. Marcos Antônio da Silva Pedroso

9. Samuel da Cruz Canevari (indicado pela diretoria)

 

Observadores (as) suplentes de delegado(a)

Na ordem de suplência

 

1. Janaína Rogrigues Geraldini

2. ?Ana Cláudia Campos

3. ?Christian Jean Marie Boudou

4. ?Jean Paul d'Antony Costa Silva

 

Veja também