ADUFS convida docentes para Plenária Unificada contra a intervenção, na próxima quarta, 09/12, 14h

Notícias

Definir coletivamente novas estratégias de mobilização contra a intervenção na Reitoria da Universidade Federal de Sergipe e em defesa da democracia e da autonomia universitária. Esse é o objetivo principal da Plenária Unificada das entidades representativas da comunidade acadêmica da UFS, que acontecerá nessa quarta-feira, 09/12, às 14h.

Organizada pela Associação dos Docentes (ADUFS), Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação (SINTUFS), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Associação Atlética Universitária (AAU) e Associação de Pós-graduandos/as (APG), a Plenária acontecerá através da plataforma Zoom, com o envio do link por e-mail na manhã da quarta-feira.

Organização sindical que representa a categoria docente da UFS, a ADUFS tem realizado diversas ações em repúdio à intervenção do Ministério da Educação na Reitoria da instituição, confirmada com a nomeação e posse de Liliádia da Silva Oliveira Barreto como reitora pró-tempore da UFS. Um exemplo neste sentido foi a Assembleia com a participação de movimentos sociais, ocorrida no dia 27/11

Ao mesmo tempo, o sindicato segue denunciando todo o processo anterior de condução autoritária do ex-reitor Angelo Antoniolli, que desrespeitou a Consulta Pública realizada pelas entidades, pavimentando o caminho para a intervenção do Governo Federal.

Por isso, o presidente da ADUFS, Airton de Paula Souza, frisa: '”estamos lutando contra um golpe tremendo na autonomia e na democracia na UFS. E é importante dizer que não aceitamos nenhuma das duas intervenções, nem a do Governo nem a do ex-reitor. O que reivindicamos é o respeito ao resultado da Consulta Pública feita de forma democrática pelas entidades”.

Para a diretoria da ADUFS, a intervenção é também parte do projeto de desestruturação da universidade pública em curso pelo atual governo, tanto que 18 universidades, institutos federais e Cefet já sofreram intervenção na escolha de reitores/as, seja pela indicação de nomes que não estavam em primeiro na lista enviada ao Ministério da Educação ou pela indicação direta, por parte do presidente da República ou do Ministro da Educação, de pessoas que sequer participaram das consultas públicas ou processos eleitorais, como é o caso da UFS.

Além da UFS, integram a lista de instituições federais de ensino sob intervenção: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal Sergipe (UFS), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET-RJ).

 

 

Veja também