Diretor da série documental “Em busca de Anselmo” participa de evento na ADUFS

Notícias

Janeiro de 1973. Dois dias após completar 28 anos, e grávida de quatro meses, Soledad Barrett Viedma foi capturada por agentes da Ditadura Militar em um ação comandada pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury.  

Em depoimento prestado à Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, no ano de 1996, a advogada Mércia de Albuquerque Ferreira, que teve acesso aos corpos de vítimas da Chacina da Chácara São Bento, relatou que o corpo de Soledad foi encontrado em um barril com quatro tiros na cabeça, muito sangue nas coxas, pernas e no fundo do recipiente havia o feto de seu filho.

Soledad havia sido entregue por José Anselmo dos Santos, conhecido por Cabo Anselmo, seu então namorado.

Essa é talvez a mais conhecida das inúmeras delações do Cabo Anselmo, ex-militar expulso da Marinha após um motim e preso pela Ditadura Militar. Em troca da liberdade e por dinheiro, delatou perseguidos políticos ao delegado Sérgio Fleury, do Dops, incluindo Soledad.

A trajetória infame de Cabo Anselmo, que se infiltrou em movimentos de resistência à repressão, é o fio condutor da série documental “Em Busca de Anselmo”, dividida em cinco episódios e disponível no HBO Max.

Para discutir a série, mas sobretudo a relação entre Ditadura, Memória e Cinema, a Associação dos/as Docentes da Universidade Federal de Sergipe (ADUFS) traz ao estado o jornalista e documentarista Carlos Alberto Jr., que escreveu o roteiro e dirigiu a série “Em busca de Anselmo”.

A atividade com Carlos Alberto Jr. integra a programação do Seminário Cristianismo, Anticomunismo e Cinema, que acontecerá na terça e quarta-feira desta semana, dias 16 e 17/08, no Auditório da ADUFS. A entrada é gratuita.

Confira a programação.

Terça, 16/08

14h – Exibição dos três primeiros episódios da série documental

19h – Mesa “Cristianismo, Anticomunismo e Eleições”, com Pr. Alexandre de Jesus (IPU / Pós-graduação em Ciências da Religião da UFS) e Carlos Calvannni (Ciências da Religião da UFS)

Quarta, 17/08

14h – Exibição dos dois últimos episódios da série documental

19h – Mesa “Ditadura, Memória e Cinema”, com Carlos Alberto Jr. e Andrea Depieri (Departamento de Direito da UFS)

 

 

 

Veja também