CANCELADO | “Clóvis Moura e o Brasil”: UFS recebe curso com o professor Márcio Farias

Notícias

EVENTO CANCELADO.

A UFS recebe curso sobre um dos mais importantes intelectuais negros do Brasil: Clóvis Moura (1925-2003). Nos dias 17 e 18 de novembro, o Doutor em Psicologia Social Márcio Farias, grande estudioso da obra de Clóvis e autor da tese "Clóvis Moura e o Brasil” estará com a gente para ministrar o curso,  a partir das 14 horas, no auditório de Filosofia/UFS.

Historiador, sociólogo, jornalista e poeta. Clóvis foi um pensador comprometido com a emancipação da classe trabalhadora e com a luta antirracista, sem as quais, para ele, não haverá emancipação humana.

Um intelectual negro de produção vasta e rigorosa. Um pesquisador raro. Escreveu obras como: “Rebeliões da Senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas”; “O negro: de bom escravo a mau cidadão?”; “Sociologia do negro brasileiro” e “A encruzilhada dos Orixás: problemas e dilemas do negro brasileiro”.

A inscrição é gratuita, com direito à certificado, e pode ser feita pelo SIGAA/UFS. A atividade é uma promoção da ADUFS no mês da “Consciência negra”.

Sobre o ministrante: Psicólogo formado pelo Mackenzie, Mestre e Doutor em Psicologia Social pela PUC/SP. Professor convidado do Celacc, ECA/USP. É membro do Instituto Amma Psique e Negritude e integra Comissões de Avaliação de Ações Afirmativas em Concursos Públicos para a Fundação Carlos Chagas.

Márcio também é editor da Editora Dandara e coordena a Coleção Clóvis Moura. É autor do livro "Clóvis Moura e o Brasil: um ensaio crítico". Organizou o livro: " Violência e Sociedade: Racismo como Estruturante da Sociedade e da Subjetividade do Povo Brasileiro(2018)", lançado pela Editora Escuta. Desenvolve estudos sobre Pensamento Social brasileiro e Relações Raciais.

 

Veja também