Andes e Dieese lançam Calculadora das Perdas Salariais

Sindicato Nacional

Você consegue imaginar o quanto de perdas salarais já acumulou? Para entender a gravidade da corrosão salarial que afeta a categoria docente e alertar para a necessidade de mobilização permanente, o ANDES-SN e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lançaram a Calculadora das Perdas Salariais.

O professor Amauri Fragoso, 1º Tesoureiro do ANDES-SN e o responsável por organizar a ferramenta em parceria com o Dieese explica que “desde aprovação da Constituição de 1988 que professores e professoras do magistério federal têm os salários aviltados, tanto pela destruição da carreira, como pela inflação e mudanças previdenciárias. No período é impossível calcular uma perda da categoria, ou seja, reivindicar um índice linear para toda categoria para recompor os salários num determinado período, pois na malha salarial composta por 135 níveis possíveis, cada um deles teve perdas inflacionárias específicas nestes últimos anos”. 

ATENÇÃO: FERRAMENTA INDISPONÍVEL TEMPORARIAMENTE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Ainda segundo Fragoso, a perda inflacionária refere-se ao aumento no custo de vida devido à inflação, o que, por consequência, leva à perda no poder de compra. “A nossa calculadora leva em consideração essa perda calculando tanto a perda financeira em real, como o percentual da perda do período escolhido pelo (a) docente”, detalha.

ATENÇÃO: FERRAMENTA INDISPONÍVEL TEMPORARIAMENTE

A calculadora é fácil de ser utilizada. Para operá-la, leia com atenção as orientaçõesPara usar a ferramenta, acesse: dieese.org.br/calculadoraandes

Compartilhe essa informação com as e os docentes mais próximos e some na luta pela recomposição emergencial.


____
Conteúdo produzido com informações extraídas do ANDES-SN. 

Veja também