28 DE OUTUBRO

Notícias

Somos 11 milhões de servidoras e servidores públicos no país. Estamos a frente dos serviços de Saúde, Educação e Assistência Social para milhões de brasileiras e brasileiros em âmbito municipal, estadual e federal. 

Somos constantemente atacados e atacadas pelos que querem leiloar o Estado brasileiro em nome de seus próprios bolsos. A ausência de concursos nos sobrecarrega, o avanço da terceirização afeta a qualidade dos serviços e diminui postos de trabalho, seguimos sem reajuste real há pelo menos 5 anos. Apesar de todo o quadro de dificuldades, ataques, resistimos e seguimos.

Fortalecer os serviços públicos no Brasil é fortalecer a Universidade pública, gratuita e de qualidade, é dar proteção e musculatura ao Sistema Único de Saúde (SUS), que salva a vida das pessoas todos os dias e no decorrer da pandemia de Covid 19 demonstrou com ainda mais notoriedade por que precisamos fortalecê-lo mais e mais.

Mesmo com todos os problemas de financiamento e acessibilidade, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) é a sexta universidade do país e primeira do Nordeste, de acordo com o World Ranking University, da Times Higher Education (THE).

 Além de referência no ensino e pesquisa, somos responsáveis por políticas sociais, ações afirmativas e assistência estudantil a milhares de jovens em Sergipe. E isso só é possível graças às categorias docente e técnico-administrativa da UFS.

De acordo com estudos do Ipea e dados da International Labour Organization (Ilosat), nós servidoras e servidores públicos representamos um percentual menor (em torno de 12,5%) do conjunto dos trabalhadores brasileiros, em relação a países como Argentina, Uruguai e países da OCDE. Propostas como a PEC 32, a dita “reforma administrativa” bancada por Arthur Lira (PP-AL) podem acabar com postos públicos de trabalho.

Neste dia 28 de outubro, saudamos as servidoras e servidores públicos brasileiros em todas as esferas. Sigamos no fortalecimento dos nossos postos de trabalho, por mais concursos públicos em todas as áreas, pela valorização de nossas carreiras, reajuste salarial digno e pelo respeito e dignidade que almejamos e merecemos.

Fontes:

https://pt.org.br/estudo-derruba-mito-que-estado-e-inchado-por-numero-de-servidores-publicos/

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/brasil-tem-menos-funcionarios-publicos-que-eua-europa-e-vizinhos-e-presta-servico-de-pior-qualidade-mostra-estudo/#:~:text=O%20Brasil%20conta%20hoje%20com,4%25%20dos%20trabalhadores%20do%20pa%C3%ADs.

https://www.ufs.br/conteudo/70429-sexta-do-pais-ufs-segue-como-primeira-do-nordeste-no-ranking-da-times-higher-education

Veja também