MOVIMENTO DOCENTE

Notícias

Na tarde da última terça (10), a Assembleia da categoria docente aprovou propostas sobre Carreira Docente, Conjuntura e Democracia Interna do ANDES-SN. A plenária ocorreu no auditório da ADUFS, no Campus São Cristóvão. Foram apresentados, discutidos, adendados e aprovados três textos em temas específicos a serem enviados para a Secretaria Nacional do ANDES-SN e, respectivamente, anexados ao Caderno de Textos do 68º CONAD, que acontece entre os dias 11 e 13 de julho, em Manaus (AM).

O texto do Tema I foi apesentado pelo professor Airton de Paula, intitulado “A Gênese e a natureza dos problemas que devemos enfrentar”. A contribuição se desdobra sobre os elementos de avanço da lógica neoliberal, o desarranjo do Estado de Bem Estar Social e o impacto deste rearranjo na produção da vida social local a partir das políticas de austeridade, como a Reforma Trabalhista, Reforma da Previdência, Pacotes Fiscais e privatização do setor produtivo. O texto na íntegra pode ser acessado aqui.

O texto do Tema II estabelece uma nova proposta para a Carreira Docente. O texto fora constituído inicialmente a partir do professor Pedro Leite, passando por contribuições de demais colegas docentes. A proposta fora apresentada no 43º Congresso do ANDES-SN, que ocorreu em Vitória (ES) em janeiro deste ano, mas não chegou a plenário. Para conhecer melhor a proposta, clique aqui

O texto do Tema III consiste em uma proposta de divisão proporcional da Diretoria do ANDES-SN. O texto argumenta que as direções proporcionais constituem elemento fundamental para a construção de “Frente Única”, além de estabelecer mecanismos de participação mais democráticas junto a forças minoritárias que disputam a entidade. Para ler na íntegra, clique aqui.

 

Veja também